O (a) pedagogo (a) é o (a) profissional especialista em educação responsável pelo processo de ensino e aprendizagem na formação do ser humano. O (a) pedagogo (a) pode atuar como docente na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Eles também podem atuar nas séries de EJA — Educação de Jovens e Adultos. Como faz parte da ciência social, a Pedagogia está relacionada com as normas educacionais do país e com o funcionamento da sociedade. Além disso, trata da construção dos conhecimentos feita por meio do uso da didática e pode ocorrer em diversos ambientes. Fatores como ótima empregabilidade e diversidade de atuação no mercado de trabalho contam muitos pontos a favor para o sucesso do curso.
CURIOSIDADE: o (a) pedagogo (a) é o único (a) habilitado (a) a preparar, administrar e avaliar currículos, orçamentos
e programas escolares.
Licenciatura em Pedagogia
De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, o curso de Pedagogia é uma das graduações que lideram o ranking de matrículas no Brasil, isso porque as pessoas começaram a notar a necessidade pela demanda de novos professores no mercado de trabalho. Além disso com um mercado de trabalho em ascensão, o pedagogo pode encontrar oportunidades variadas em espaços como: Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, recursos humanos, hospitais entre outros. Com isso podemos observar que felizmente, o campo de trabalho do pedagogo tem extrapolado os muros das escolas. Empresas de médio e grande porte têm buscado nesses profissionais o tipo de conhecimento ideal para lidar com pessoas, definir planos de desenvolvimento e acompanhar o desempenho dos funcionários.
OUTROS AMBIENTES QUE O (A) PEDAGOGO (A) PODE ATUAR:
► Empresas;
► Hospitais;
► Organizações não governamentais (ONGs);
► Editoras.
Período | COMPONENTE CURRICULAR | CH TOTAL |
1º | OFICINA DE PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO | 60 | |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 30 | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 | |
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 30 | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I: A DOCÊNCIA (PESQUISA E PRÁTICA I) | 70 | |
SEMINÁRIO TEMÁTICO I: CULTURAS BRASILEIRAS E DIVERSIDADES ÉTNICAS | 0 | |
TOTAL | 370 | |
2º | COMPONENTE CURRICULAR | |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 60 | |
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | |
FUNDAMENTOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA | 60 | |
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 60 | |
PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 60 | |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II: LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (PESQUISA E PRÁTICA II) | 70 | |
SEMINÁRIO TEMÁTICO II- EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS | 0 | |
TOTAL | 430 | |
3º | COMPONENTE CURRICULAR | |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO | 60 | |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM | 60 | |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | |
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | |
HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA | 60 | |
PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III: GESTÃO DA SALA DE AULA (PESQUISA E PRÁTICA III) | 70 | |
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS III – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 0 | |
TOTAL | 430 | |
4º | COMPONENTE CURRICULAR | |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 60 | |
CORPO, DANÇA, EXPRESSÃO E MOVIMENTO | 60 | |
TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES** | 60 | |
CURRÍCULO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | 60 | |
ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA | 60 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (PESQUISA E PRÁTICA IV) | 70 | |
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS IV – A ESCOLA PÚBLICA EM DEBATE | 0 | |
TOTAL | 430 | |
5º | COMPONENTE CURRICULAR | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 60 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA | 60 | |
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE | 30 | |
GESTÃO EDUCACIONAL | 30 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL | 140 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS V: APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PESQUISA E PRÁTICA V) | 70 | |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I | 40 | |
TOTAL | 430 | |
6º | COMPONENTE CURRICULAR | |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | |
LITERATURA INFANTOJUVENIL | 60 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE INFANTIL | 60 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 140 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VI: A LITERATURA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA (PESQUISA E PRÁTICA VI) | 70 | |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II | 40 | |
TOTAL | 430 | |
7º | COMPONENTE CURRICULAR | |
PEDAGOGIA EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES | 60 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – GESTÃO ESCOLAR E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 140 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC I | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VII: PEDAGOGIA EMPRESARIAL (PESQUISA E PRÁTICA VII) | 70 | |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III | 40 | |
TOTAL | 430 | |
8º | COMPONENTE CURRICULAR | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA | 60 | |
NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM | 60 | |
NOVAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | 60 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II | 60 | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIII: EDUCAÇÃO ESPECIAL (PESQUISA E PRÁTICA VIII) | 70 | |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV | 40 | |
TOTAL | 410 | |
CARGA HORÁRIA DO CURSO 3200 |
MÍNIMO DE 4 ANOS, MÁXIMO DE 6 ANOS
O concluinte do curso de Licenciatura em Pedagogia recebe o diploma que lhe dá a licença para atuação.
Na Bravium Educacional o curso de Licenciatura em Pedagogia é oferecida na modalidade modalidade EAD ou HIBRIDA em parceria com outras instituições.
Formandos do ensino médio;
Professores que já atuam na rede pública, mas ainda não têm o diploma de nível superior;
Profissionais já formados em outras áreas.